Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Qual a Voltagem Correta da Minha Placa de Fliperama ?

Um jogo de arcade feliz é um jogo de arcade devidamente bem alimentado. Sem a tensão adequada, placas de arcade não vão funcionar corretamente. Eu recomendo o teste de tensão mesmo que o jogo esteja funcionando, pois ele pode evitar problemas futuros. Você vai precisar de um multímetro digital para testar sua placa, eles estão disponíveis em qualquer loja de eletrônicos decente.



Assim que tiver o seu multímetro e ter acesso ao sua placa de jogo (geralmente feito através da parte traseira do gabinete) configurá-lo para testar a tensão DCV ou (Corrente Contínua)



para que você possa testar se a placa de jogo esta com a voltagem correta. Eu sempre recomendo testar direto na jamma e não na fonte de alimentação porque geralmente há uma queda de 0,1v a 0,3v da fonte para a jamma. Placas de arcade funcionam com 5,0v. Placas com a voltagem + 5v  alta ou muito baixa podem causar algumas distorções gráficas menores, como alguns "brilhos" extra ou algum erros de gráficos do jogo. Se a voltagem + 5v é muito alta ou muito baixa, geralmente, pode ser ajustado através do potenciômetro da fonte de alimentação. Fontes chaveadas geralmente têm um botão de ajuste perto do topo para ajustar a tensão, Basta dar uma pequena volta em qualquer direção e volte a verificar até obter a tensão correta.



Então qual a voltagem correta da minha placa NEO GEO MVS , CPS2 e CPS1 (placas mais antigas).
NEO GEO MVS funciona com 5.0v 
CPS2 funciona com 5.0v até 5.04v (recomendável é 5.04)
CPS1 (placas mais antigas) 5.0v até 5.20v as placas mais antigas ou cansadas consomem um pouco mais de tensão. Eu por exemplo tenho duas placas, uma Mortal kombat 1 e a outra Final Fight, elas só funcionam bem com 5.17v menos que isso da erros no gráfico, então sempre comece com 5.0v e vá  aumentando aos poucos e tome muito cuidado a tolerância maxima é de 5.20v nunca ultrapasse essa tensão se não sua placa pode queimar.......

2 comentários:

  1. ÓTIMO ARTIGO, OBRIGADO, COMPREI UMA MAQUINA , ESTOU RELEBRANDO MUITAS COISAS QUE JA TINHA ESQUECIDO A 21 ANOS ATRAS POIS FUI FLIPERO DURANTE TODA DECADA DE 90. MUITO OBRIGADO AMIGOS DO BLOG

    ResponderExcluir