Pesquisar este blog

domingo, 7 de junho de 2015

Posso Usar Tubo de TV no Fliperama ?

                                                  Sim você pode                            Os tubos de Arcade e TV são os mesmos e trabalham a 15khz gerados pelo "Monitor Arcade" ou pela "TV"


As únicas observações que se deve fazer e sempre utilizar tubos de "FOCO ALTO" pescoço grosso (televisores mais novos) e se o soquete do tubo do monitor encaixa perfeitamente ao tubo de imagem.
Segundo minhas pesquisas em fóruns os melhores tubos são os da Philips "A51..." , pois não usam mais os anéis de pureza. Os Melhores Monitores Para Tubos de TV são da Eletrocyan



Outra observação é fazer a correta ligação dos fios da defletora (YOKE) do tubo com o encaixe no monitor arcade pois a inversão dos cabos; causa a queima do monitor ou a imagem fica de ponta cabeça.

 

 Os tubo de tv vem com os fios do conector do yoke invertido por isso devemos corrigir a posição dos fios antes de plugar no monitor. O conector é sempre mais espaçoso de um lado, como mostrado na figura abaixo, os fios mais afastados (vermelho e azul) são os que correspondente à horizontal e os outros dois (amarelo e verde) são os Vertical
Esta é a Posição Correta dos Fios Para Monitores Eletrocyan
E lembrando que os monitores eletrocyan podem ser considerados os melhores monitores fabricados no mundo todo para tubo, melhor do que wells, gardner, eago,weiya, kortec, antarex, emt, neotec etc ... com saída vertical quase impossível de queimar e são peças fáceis de conseguir no mercado de componentes ,este eu tiro o chapéu para a eletrocyan. Para compra de monitor eletrocyan novo entre em contato com Tony TEL: 11 2295-2086 ou   11 99782-8284
EMAIL:  tony.goya@bol.com.br 

54 comentários:

  1. É uma ótima maneira de usar uma TV como monitor . Também há uma outra maneira, mais barata sem a nescessidade de usar técnicas profissionais , e só ter uma placa de vídeo com saída para TV ,(SVHS) e uma TV com essa mesma entrada , fica bem próximo do original com os devidos ajustes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ahh, Heitor, mas não é a mesma coisa. As placas de vídeo com S-Vídeo, trabalham com uma resolução fixa, geralmente 800x600 ou 640x480 que acaba influenciando na qualidade final, pois o jogos antigos trabalha com resoluções bem mais baixas que isso. Existe no mercado uma placa que converte VGA para Vídeo componente na mesma resolução que estiver a VGA através de um driver específico, você seta na resolução nativa do arcade e a placa conversora exibe a resolução na TV. Por exemplo: Se você setar, no Windows, a resolução 320x240, a placa conversora irá jogar essa resolução na TV de tubo. O resultado disso é que a imagem fica idêntica aos arcades, através dos emuladores.

      Excluir
  2. TO querendo trocar meu tubo de 29 que está bem cansado ja. Gostaria de mais informações de que tubo posso comprar em uma assistência técnica de TVs. Com certeza devem ter algo que me atenda

    ResponderExcluir
  3. Olá....gostaria de saber se vocês do FLIPERAMAOFICIAL poderiam me esclarecer uma dúvida....estou montando um fliperama com uma tv de 21" com svídeo e vou ligar em uma placa de vídeo que também tem o svídeo...ouvi dizer que da dor de cabeça jogar em um fliperama feito com tv tubo e que com o tubo original de fliperama você poderia jogar por várias horas sem ter esse problema...isso é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 90% das minhas maquinas usam tubo de tv e nunca tive problema, e posso te garantir passo horas jogando.Resumindo é mentira...

      Excluir
    2. Olá. Tenho um tubo Phillips e um Samsung, ambos de 20 polegadas. Estou tentando ligá-los a um monitor Cyan MH7. A imagem fica boa, porém, quando ocorre transição de uma cena escura para clara, ocorre a redução do tamanho da imagem, tanto horizontal quanto vertical. Já tentei tudo quanto é ajuste e nada. Você poderia me ajudar a resolver este problema?

      Excluir
  4. os monitores wei-ya também servem nos tubos de tv, já que eles vem com um switch de vertical alto/baixo...

    ResponderExcluir
  5. boa noite amigo
    quando vc informa que devemos corrigir a posição do fios do yoke quando usamos um tubo de tv, como isso é feito?
    fiz a troca do monitor do meu fliperama por um tela plana 21 samsumg, mas a imagem está invertida (de ponta cabeça)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo, na ultima foto o conector tem um espaço maior com dois fios,´´vermelho e azul`` que é horizontal e dois fios mais pertos ´´amarelo e verde que são da vertical....o seu problema é no vertical, então inverta o fio amarelo no lugar do verde ou verde no lugar do amarelo. Se sua imagem estivesse com letras ao contrario, ai você tinha que inverter os fios da horizontal, vermelho no lugar do azul ou azul no lugar do vermelho.... ATENÇÃO NUNCA INVERTA UM FIO DA HORIZONTAL COM UM FIO DA VERTICAL ISSO PODE CAUSAR DANOS A SUA PLACA.

      Excluir
  6. Tenho um monitor eletrocyan m90-4 e um tubo de tv de 20 polegadas e bobina defletora (yoke) do meu tubo cinescopio de 20 polegadas possui vertical 14.5 ohms e horizontal 3.8 ohms, vai funcionar corretamente com este monitor? Qual o minimo e maximo de vertical e horizontal para usar neste monitor eletrocyan de maneira que a imagem fique em tela cheia sem faltar espaços sem preenches nas laterais?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Douglas essa pergunta é muito técnica para mim, mais vou te passar o contato do Tony ele trabalhou na eletrocyan e é o único no brasil que fabrica monitores de 20 e 29 polegadas
    TEL: 11 2295-2086 ou
    WhatsApp 11 99782-8284
    EMAIL: tony.goya@bol.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho algumas dúvidas:
    Eu tenho um monitor EAGO para tubos de 29,porém eu tenho um tubo de 21 em uma máquina aqui. Se eu ligar esse monitor nesse tubo,funcionará ou danificará alguma coisa?

    Eu posso ligar um monitor EAGO em um tubo de TV seguindo essa regra de inversão de fios,ou somente o monitor Eletrocyan que funciona com tubos de TV?

    Com base nessa questão de ter um monitor Eletrocyan, eu posso usar qualquer tubo de qualquer marca? Por exemplo,eu tenho aqui uma TV da Aiko com tubo de 21 plana. Funcionaria no Eletrocyan?

    É só isso tudo.... rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sidnei, em primeiro lugar se você ligar um monitor de 29 em um tubo de 21 você pode danificar o monitor e mais, você não vai conseguir ajustar a tela....em segundo lugar sim você pode ligar um monitor EAGO no tubo de tv....em terceiro lugar os melhores tubos são da PHILIPS tela curva, e pelas minhas pesquisas os de tela plana funcionam também ......OBSERVAÇÂO: sempre que for mexer com tubo de tv lembre-se de desligar da tomada e descarregar a eletricidade armazenada nele, aqui no blog ensina como descarregar um tubo de tv.

      Excluir
  9. Tenho uma tv 21" philips tela plana(ñ slim) parada aq em casa. Gostaria d saber se posso usar um monitor arcade juntamente com o tubo da mesma....Ou p/ saber é só abrindo a tv mesmo? Ñ entendo nada...Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim funciona ....mais cuidado com o tubo , descarregue a tensão acumulada nele primeiro aqui no blog tem videos de como descarregar um tubo de tv.

      Excluir
  10. Eu gostaria de saber se é só desmontar a TV e fazer a ligação ou tenho que compra alguma outra peça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Wescley karlo, sim é só desmontar e usar o tubo da tv, mais tome o cuidado de descarregar o tubo primeiro, depois é só ligar no seu monitor de fliperama.

      Excluir
  11. Boa tarde ! fiz um arcade multijogos com um ps3 e uma tv sharp de 20", comprei a tv em uma loja de usados, sem o controle remoto, enfim , a imagem tá com sombra, e ela nao tem os aneis de convergencia e pureza , como faço pra deixar a imagem sem sombra ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo eu não sei como funciona uma multijogos, mais se está com sombra deve ser ajustada no menu da tv...

      Excluir
  12. Cinescopio com imagem embaçada ao ligar depois de alguns minutos ela volta ao normal, o que pode ser pode ajudar amigo?
    E ela também tem uma lista preta no canto melhora conforme aumento brilho do monitor, tem algum ajuste ou é defeito? Muito bom blog, parabéns!
    Desde ja obrigado!Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Rogério com certeza o seu monitor esta precisando de reparos....vou te passar o zap do Tony ele é fera em monitores e trabalha com correios...11 99782 8284

      Excluir
  13. Tenho um tubo de 29" , porém meu monitor apresenta problemas.
    o monitor de uma tv 29" , serve?
    ou não tem nada a ver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Denis o seu monitor de tv não serve ....vou te passar o zap do Tony ele é fera em monitores e trabalha com correios...11 99782 8284

      Excluir
  14. Amigo,na sua explicação é dito que os fios mais afastados(vermelho e azul),devem ser ligados juntos para a horizontal. Sendo que,na foto do cabo original da TV,tem dois fios vermelhos juntos,e três separados,estes três são das cores amarelo,azul e verde.Aí fica a minha dúvida: É erro da foto? Eu que estou tendo problemas em identificar cores ou realmente são aquelas cores mesmo? Porque se forem,qual é o vermelho correto a se ligar junto? E na informação do conector mostram cinco fios.No caso um deles ficaria 'morto'?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Sidnei se você prestar bem atenção é um só fio vermelho e não dois ...é porque a foto não esta nítida ....para os monitores Eago é a mesma coisa, é no achômetro, é como na figura, os dois fios da direita podem ser trocados de posição o verde no lugar do amarelo ou amarelo no lugar do verde e os da esquerda é o mesmo esquema, o que não pode é trocar por exemplo o fio amarelo com o azul, porque você estaria misturando vertical com horizontal e ai ferrou. Então os dois fios da direita podem ser invertidos entre eles e os dois fios da esquerda também....

      Excluir
    2. Obrigado,amigo. Vou arquivar isso tudo para usar posteriormente.
      Sabe onde posso adquirir algum conteúdo que me ofereça aprendizado sobre manutenção de monitores ou tubos dessas máquinas antigas e também de placas de fliperama? Tenho umas máquinas e placas
      aqui e gostaria de aprender a consertar elas.
      Mais uma dúvida: Uma máquina minha está apresentando uma certa "ondulação" na imagem,em certos momentos de troca de imagem,ela meio que diminui discretamente a imagem,ou apresenta essa tal ondulação. É algo muito discreto,mas reparei nisso,e principalmente em um jogo de avião.
      Agora não sei se pode ser algum possível problema na fonte,no monitor ou no tubo...
      Se puder tirar mais esta dúvida minha...

      Excluir
    3. Bom dia Sidnei tenta regular no monitor a frequencia aqui no blog tem uma matéria de conhecendo um monitor de fliperama eletrocyan la você vai achar o trimpot de regulagem da frequencia.

      Excluir
  15. comprei uma maquina de fliperama com a imagem verde
    a pois eu mesmo troca o monitor ainda assim fico verde
    oq devo verificar pra corrigi este defeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Soldadogaldino se você fez todas as regulagens corretas e mesmo assim continuou o problema, pode ser o tubo que esta fraco...

      Excluir
  16. Olá, coloquei o tubo de uma tv samsung, tela plana,em uma placa eago no entanto exibe a imagem apenas em uma faixa central. o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo os técnicos em fliperama tv de tela plana não são bons e se for slim não funciona, mais ai vai o contato do Tony ele é fera em reparos em fliperama e vai te auxiliar melhor.TEL: 11 2295-2086 ou
      WhatsApp 11 99782-8284
      EMAIL: tony.goya@bol.com.br

      Excluir
  17. Boa noite ! Tenho um game aqui monitor e eago e o tubo quando liga tá demorando muito pra esquentar a tela fica tremendo e demora mais de 30 min pra fica legal da pra fazer algum reparo ou melhorar isso !?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luiz ai vai o contato do Tony ele é fera em consertos de monitores e trabalha com correios:TEL: 11 2295-2086 ou
      WhatsApp 11 99782-8284
      EMAIL: tony.goya@bol.com.br

      Excluir
    2. tubo já cansado, troque por uma de tv...

      Excluir
  18. Poxa...vou divulgar esse site para os meu amigos loucos por fliperama...tenho uma dúvida: poderia falar um pouco mais sobre o tal dos 15khz? eu disse que estava ligando uma tv de 21 polegadas com s-vídeo em um pc com placa também com s-vídeo...como eu faço para gerar o tal dos 15khz? kkkk....essa placa faria algo pr mim?
    https://www.youtube.com/watch?v=8VRcNueoZhY
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  19. ola boa noite fiz todo o procedimento de trocar os tubos mais a imagem ficou centralizada tipo fina no centro do tubo me ajude por facor

    ResponderExcluir
  20. a pouco tempo venho mechendo em fliperamas, mas com intuito só de hobby mesmo para mim, e reformei ois, a minha duvida é a seguinte quando decarrego o tubo existe outro perigo de choque, posso manusiar o tubo com as mãos depois de descarregado ele a chupeta ja retirada ou ainda existe risco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc descarregou corretamente pode manusear sem problema...

      Excluir
  21. Alguem sabe me informar se existe tubo tv 29" sem os aneis de convergencia? sei q os tubos de 20 philips nao tem aneis de convergencia, ajuste feito pelo yoke...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma philips, um dos ultimos crt's(tela curva, ñ plana) fabricados e possuem sim os aneis d pureza e convergencia...

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Ola vc poderia me tirar uma duvida eu tenho um fliperama com o munitor wells chineis esta num tubo de 29 philips a imagen esta muito boa mais esta subindo umas faixas claras e outra escura e esta me incomodando muito vc teria uma ideia doque seria OBG

    ResponderExcluir
  24. BOA TARDE, TENHO UM FLIPERAMA COM TUBO DE 32 POLEGADAS, MAS ESTA MUITO ESCURO E CANSADO , TEM MUITA TELEVISAO VENDENDO NO MERCADO LIVRE A PREÇO DE BANANA, TEM ALGUM RISCO DE COMPRAR E NÃO DAR CERTO ????

    ResponderExcluir
  25. Amigo, quero tanto montar uma máquina com tubo, que lendo essa postagem comprei uma TV Philips 29" (29GX1899/78r) e comprarei o monitor Eletrocyan. Você acha que tem chances de funcionar? Tem como vc me passar um contato pra mim falar com você sobre algumas dúvidas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tony TEL: 11 2295-2086 ou 11 99782-8284
      EMAIL: tony.goya@bol.com.br

      Excluir
  26. Tenho um monitor eletrocyan ligado a um tubo de 29". Como saber se o monitor da eletrocyan é de alta ou de baixa para eu saber se o tubo que consegui vai me atender ou não?

    ResponderExcluir
  27. Posso ligar um monitor de 21" em um tubo de 29"?

    ResponderExcluir
  28. Olá, gostaria de saber qual e regra de impedância e indutância para casar monitor e tubo, existem poucas informações sobre isso e os técnicos seguram muito essa informação, pode desmistificar esse assunto?

    ResponderExcluir
  29. onde eu posso conseguir o manual de servico dos monitores eletrocyan

    ResponderExcluir