Pesquisar este blog

domingo, 28 de junho de 2015

Fantastic (Taito do Brasil) 1981

Você lembra de ter jogado Fantastic, uma máquina popular da Taito do Brasil no início dos anos 80? Pois saiba que na verdade você estava jogando Galaga (1981), da Namco, adaptada e rebatizada no Brasil. Ai vai algumas fotos da minha placa Fantastic uma raridade no Brasil
Parte de cima da placa Fantastic

Na época, era comum cada máquina de arcade ter sua própria placa, que é o conjunto de componentes eletrônicos (essencialmente um computador) que roda o jogo. Mas a Taito do Brasil não podia importar livremente essas placas variadas, nem detinha a tecnologia para criar as suas, então acabou definindo uma terceira via: as chamadas bootlegs
Parte de trás da placa Fantastic
No começo, o que a Taito do Brasil fez foi, basicamente, conseguir um suprimento de placas Moon Cresta (1980) desenvolvidas originalmente pela Nichibutsu, e que haviam sido licenciadas para uso pela Taito no Japão.
Parte de cima da placa Fantastic sem a placa de som
As placas de Moon Cresta se prestaram a muitos bootlegs pelo mundo afora, por uma razão simples: tinham um conjunto de componentes bastante completo e acessível na época, um pouco similares a um versátil computador pessoal MSX (que ainda não existia): CPU Z80, distinguindo RAM e ROM de programa, ROM de caracteres, RAM de sprites, RAM de vídeo, RAM de cenário, etc.

Placa de Som da placa Fantastic
Padronizando em apenas um modelo de placa, ficava mais fácil para o corpo técnico da Taito no Brasil fazer seus próprios bootlegs, "bastando" dominar o processo de adaptar (quando feito para o Z80) ou reimplementar os jogos de sucesso do exterior. Isso quando já não havia um bootleg pronto, feito em outros países por pessoas com objetivos similares...

        Parte de trás da placa de Som da placa Fantastic
 E foi assim que o jogo da Namco Galaga e de outras concorrentes internacionais da Taito chegaram, com outros nomes, aos fliperamas brasileiros da época. E essa é a FANTASTIC da Taito do Brasil

11 comentários:

  1. Opa, sua placa tá bonitona, parabéns!

    A minha tá precisando de uns reparos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Augusto, a minha também precisa de reparos logo logo eu mando ela para a Interação para o Werner consertar.

      Excluir
    2. Boa noite. Você ainda tem essa placa da fantastic? Obrigado.

      Excluir
  2. Cara que legal, você por acaso tem algum esquema da placa?, vídeo ou ou qualquer outra coisa que possa ajudar, estamos precisando principalmente dos esquemas do vídeo para localizar as cores corretas, eu notei que o jogo Fantastic emulado no mame não está com as cores corretas (eu era viciado quando jovem) por isso entrei em contato com os programadores e estou tentando ajudar eles a resolver o problema com as cores. Se tiver algum tipo de material como esquemas vai ajudar muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://m.youtube.com/watch?v=_HrwFCoBO64

      Tenho uma Fantastic, Link do vídeo que fiz.

      Excluir
  3. Olá, boa tarde!

    Estou restaurando a minha Pinball Taitio Zarza e preciso comprar algumas peças para manutenção da máquina, como alguns acrílicos, borrachas, vidro dianteiro do painel ou adesivo, bobinas do Flipper, entre outros.

    Onde posso encontrar?

    Obrigado a todos que puderem ajudar.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia. Alguém já jogou o Pacman da taito (come-come ou munch man)?
    Será que o jogo se perdeu pra sempre?
    Gostaria muito de reve-la.
    Eu Lembro que o jogo era traduzido para o português.

    ResponderExcluir
  5. Encontrei uma fantastic, ainda não testei mais estou ansioso pra vela funcionando.

    ResponderExcluir
  6. era craque nesse jogo...passava de 120 estágios , virava o placar ; tinha os milímetros dos espaços na mente para esquivar do bombardeio...cheguei a ficar mais de uma hora no jogo , com uma ficha...rs
    bons tempos...

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia! Sabe de alguém que conserte esta placa que tenha conhecimento dela? Tenho uma esta funcionando perfeitamente de repente do nada fica agora com a tela cheio de caracteres sujeira

    ResponderExcluir