A muito tempo, em uma empresa japonesa…
Em julho de 1978, foi fundada em Osaka, Japão, uma empresa que tinha
como principal objetivo a criação de programas e componentes de
informática. A
Shin Nihon Kikaku (新日本企画 – Projeto Novo Japão) ou
SNK,
começou sua vida desenvolvendo jogos para máquinas de Fliperama, um
mercado em franca expansão no inicio da década de 1980. A criação de
jogos de grande qualidade fez a companhia crescer rapidamente e, já em
1981, a SNK abria um escritório nos Estados Unidos. Entre 1979 e 1986 a
SNK produziu 23 jogos para arcades. Com o sucesso desses jogos a SNK
começou a licenciar e portar seus jogos para outras plataformas, sendo
“Ikari Warrios” um dos jogos mais famosos dessa época e que foi portado
para praticamente todas as plataformas de jogos e computadores da época,
entre eles o Atari 2600, Atari 7800, Commodore Amiga, NES, entre
outras. Mas, foi em 1989 que a SNK deu sua grande cartada!
Em 1989 a SNK lançou a placa de arcades Neo Geo MVS (Multi Video
System)
O grande diferencial desse sistema é que, além de produzir
gráficos 2D com belíssimos gráficos, os jogos podiam ser trocados de
acordo com a vontade do dono da loja de arcade. Isso deixou os donos
dessas lojas sorrindo de orelha a orelha, já que não precisavam comprar
ou alugar uma nova máquina, era só comprar um novo cartucho da SNK, algo
muito mais barato! Claro que a qualidade dos jogos produzidos pela SNK
estavam a altura desse novo equipamento, o que o tornou rapidamente um
sucesso! Diante do sucesso da MVS e vendo a SEGA e a Nintendo
ganhando muito dinheiro no mercado doméstico de games, a SNK decidiu
lançar um dos melhores consoles de videogame já feitos: O Neo Geo!
O Neo Geo AES (Advanced Entertainment System) tinha exatamente o mesmo
hardware das MVS. Isso fazia com que os jogos fossem exatamente iguais
ao dos arcades, ao contrario do MegaDrive/Genesis, Nintendo e Super
Nintendo que rodavam conversões dos jogos. Além disso, o Neo Geo tinha
controles idênticos às máquinas de arcades e possuía entrada para um
cartão de memória em que se podia gravar o andamento dos jogos – uma
novidade para a época. Seus cartuchos tinham capacidade para até 330
Megabits de dados, o que permitia jogos com animações e detalhes jamais
vistos em um console caseiro. O Neo Geo marcou época e fez muitos gamers
sonharem em botar as mãos naquele videogame. E, realmente, ele tinha
tudo para dominar o mercado…menos o preço!
O inicio da década de 1990 foi marcada pela correria para as casas de
arcade (aqui no Brasil chamamos de Fliperama). O culpado dessa febre foi
um jogo lançada pela Capcom e que se chamava Street Figther II. A SNK
soube como ninguém aproveitar essa onda de jogos de luta e lançou
diversos títulos, tais como:
The King of Fighters,
Fatal Fury e
Samurai Shodow.
E eles tinham certeza que aquela multidão que invadia os arcades iria
comprar um Neo Geo para ter em casa e poder continuar a jogatina!
Bom…vontade de comprar um Neo Geo todo mundo tinha, mas a imensa maioria
dos gamers esbarrou em um detalhe: o preço! Um Neo Geo, nos Estados
Unidos, não saía por menos de proibitivos US$ 650,00! Mas até aí tudo
bem, já que era um console muito poderoso. O problema residia no preço
cobrado pelos jogos. Um cartucho do Neo Geo custava algo em torno de US$
200,00, que era o preço de um Sega Genesis! Isso em 1990! Isso limitou
muito o público que podia comprar um Neo Geo. O gamer ia na loja,
desejava o Neo Geo e levava um Genesis ou um Super Nintendo. O Neo Geo
até foi bem no Japão, mas suas vendas na Europa e Estados Unidos, os
maiores mercados de games do mundo, sempre foram inexpressivas perto das
marcas da Nintendo e da Sega.
Vendo que, mesmo sendo um produto diferenciado, as vendas do Neo Geo não
deslanchavam, a SNK resolveu lançar o Neo Geo com um drive de CD. Esse
novo videogame era o mesmo AES, mas com um drive de CD – Drive de CD que
tinha velocidade de 1x, que deixava a carga dos jogos extremamente
lenta - e com memória interna para gravar o andamento dos jogos: foi
chamado de Neo Geo CD. O preço do console não mudou
muito, mas agora era possível comprar um jogo por US$ 80,00. O problema é
que isso aconteceu somente em 1994. E 1994 é um ano especial para a
indústria dos jogos eletrônicos. É em 1994 que ocorreu o lançamento do
videogame que mudou todo o mercado. Em 1994 foi lançado o Sony Playstation!A gigante Nintendo sofreu um forte abalo com a chegada do
Playstation, mas, sobreviveu. A Atari foi tragada e virou história. A
Sega aguentou até o fim da década de 1990 no mercado e agora só produz
jogos para as plataformas das antigas concorrentes. A NEC também deixou o
mercado dos games caseiros e as casas de arcades praticamente sumiram
do mapa. O que dizer da SNK, então? A SNK parou de fabricar o Neo Geo em
1997 e ainda tentou atacar um outro território lançando, em 1998, um
videogame portátil chamado de Neo Geo Pocket. O Neo Geo pocket foi
fabricado por cerca de 1 ano, e nem é muito lembrado fora do Japão.
O último suspiro da SNK foi o lançamento da placa Hyper Neo Geo 64, em
1997, que era capaz de gerar gráficos poligonais. A Hyper Neo Geo 64 foi
a tentativa de recolocar a SNK no mapa, mas, a estratégia estava
totalmente errada. A SNK lançou um hardware para arcades, quando o
mercado está todo voltado para o mercado doméstico e as casas de arcades
foram praticamente enterradas pela atual geração de consoles e pelos
jogos on-line. Assim, a SNK pediu falência no ano 2000, finalizando a
era dos videogames 2D!
Hoje a SNK existe como SNK Playmore e
vive da venda dos seus antigos sucessos e na produção de jogos para as
atuais plataformas de videogames, celulares e tablets, mas, não é nem
sombra do que foi no passado.